5 Projetos de universidades e escolas inovadoras
Arquitetura

Algumas características em comum são encontradas em escolas e universidades inovadoras do mundo, e isso é o que as permite serem diferentes. Conheça neste artigo!

Com metodologias de ensino únicas, que contribuem para a melhoria do processo de aprendizado, essas instituições se destacam no meio educacional por conseguirem enxergar adiante.

As mudanças do conhecimento e compreensão do mundo pelo estudante, a maneira que o professor ensina, e até mesmo a evolução dos próprios programas educacionais impulsionam a inovação no contexto educacional.

Com isto em mente, vamos citar aqui 5 características de design que escolas inovadoras utilizam para alcançar o sucesso.

Design inovadores para alcançar outro patamar

1. Versatilidade no mobiliário

Antigamente as cadeiras escolares eram pesadas, desconfortáveis e ligadas a uma mesa rígida que ficava posicionada em filas de outras carteiras idênticas viradas para frente.

A infraestrutura do século 21 é mais criativa, e inclui móveis com muita versatilidade. Voltados para a multifuncionalidade, possuem diversos usos e podem ser ajustados ou reconfigurados frequentemente para melhor servir tanto ao usuário quanto ao ambiente.

Diversos estudos já demonstraram a correlação entre bem-estar e opções de carteiras escolares mais flexíveis e ergonômicas.

Na verdade, quanto mais versatilidade existir no mobiliário de uma escola, melhor será a adaptação em espaços menores e de múltiplos usos.

Opções de mobiliário flexível e versátil, espelham muito bem a ênfase contemporânea em atender diferentes demandas e estilos de aprendizado.

Para atingir esse objetivo podemos utilizar mesas e cadeiras empilháveis, unidades de armazenamento móveis, e equipamentos facilmente reconfiguráveis.

2. Ênfase na experiência do estudante

Não é preciso ter mestrado em educação para saber que o estudante está no centro de toda experiência de aprendizado. Em muitas instituições, por muitas vezes este princípio é esquecido.

Um bom projeto educacional é aquele que enfatiza o bem-estar físico e mental do aluno. Acima de tudo, permitindo que ele tenha uma experiência de aprendizagem mais holística.

Um espaço escolar desconfortável diminui o foco, estagna a criatividade e prejudica o bem-estar físico do estudante. Por outro lado, quando o aluno aproveita e gosta da experiência de aprendizado, toda classe se beneficia.

As metodologias de ensino de sucesso, entre elas a metodologia ativa, STEM, entre outras, têm uma coisa em comum: a centralização no aluno.

Alunos têm melhor desempenho quando não apenas o professor, mas todo ambiente que envolve a escola oferece um senso de foco e empoderamento.

Um projeto desenvolvido a partir das necessidades do estudante cria um ambiente tão agradável que as crianças não querem ir para casa até o fim do dia escolar.

3. Coerência entre móveis e ambiente

Os melhores projetos educacionais não tratam da infraestrutura física somente, mas sim, sobre construir um ambiente estimulante.

O espaço de aprendizado e os móveis e equipamentos que nele estão inseridos devem se complementar. Devemos levar em conta tanto a funcionalidade como a estética destes elementos para definir nosso projeto de sala de aula.

As salas de aula modernas são tipicamente espaços definidos, mas, que serão utilizados para várias atividades. Quando os alunos sentem que esse ambiente possui um propósito e que foi pensado para as tarefas que eles precisam realizar, a experiência de aprendizado melhora consideravelmente.

Avaliando as necessidades de sala de aula em relação ao espaço disponível podemos encontrar um equilíbrio entre o ambiente e o mobiliário escolar tornando a experiência de aprendizado mais natural.

4. Aprendizado individual e coletivo

Para alguns ambientes escolares, isto é melhor conseguido através de um layout com zonas definidas. Para outros, especialmente aqueles no qual o espaço é limitado deve-se pensar em considerar soluções mais versáteis e flexíveis.

Os móveis escolares devem permitir realizar diversas configurações, nas quais se pode rapidamente converter o ambiente para acomodar espaços privados e/ou compartilhados.

Quando estudantes são mantidos em uma única posição e configuração ao longo do dia, a atenção e energia podem se dispersar. Em contraste, o movimento entre ambientes diferentes permite momentos de trabalho individual e serve para melhorar atividades em grupo que ensinam valiosas habilidades sociais.

Metodologias de ensino contemporâneas enfatizam o equilíbrio entre aprendizado individual e de grupo. Alternar entre estes dois modos deve ser o mais fácil possível, e representa uma característica chave de inovação em escolas e universidades.

Divisórias móveis e móveis escolares flexíveis podem transformar espaços focados no indivíduo, para locais mais sociais e orientados para o trabalho em grupo.

Ao permitir que o design do espaço promova organicamente mais colaboração, os alunos se sentirão mais confortáveis com uma vasta variedade de estilos de aprendizagem.

5. Uma mistura de tecnologia e natureza

Não importa se a escola é localizada no interior ou no centro de uma grande cidade, uma boa característica de uma escola ou universidade, é incorporar elementos do mundo natural.

Além do óbvio valor estético de misturar elementos naturais e tecnológicos, a combinação também é uma maneira inovadora de promover equilíbrio, energia, e um senso natural de tranquilidade.

Aproveitar ao máximo a luz natural e utilizar madeira e outros elementos naturais como plantas é uma excelente estratégia para deixar o ambiente mais agradável.

Essa abordagem ajuda a reduzir a esterilidade tradicional das escolas e universidades. Estes elementos, combinados com configurações espaciais inovadoras e versáteis contribuem para uma maior aproximação com o aluno.

A experiência de aprendizado é naturalmente sobre futuro e inovação, mas também sobre liberdade e criação. Quando o estudante se sente em um local agradável e prazeroso no ambiente escolar, as oportunidades para criatividade e expressão serão também impulsionadas.

Estas são algumas das características utilizadas pelas escolas e universidades de ponta em vários lugares do mundo. Devemos considerar essas soluções para estar mais conectados com os alunos e também inovar se diferenciando da concorrência.

Conheça nossos produtos

Inscreva-se e receba conteúdo relevante sobre educação e novos produtos da Habto.