A maioria dos estudos aponta que o ensino deve ser personalizado, colaborativo e estar conectado com o mundo real. A aprendizagem pode se iniciar na escola mas é complementada na internet, em casa, com os amigos, etc. Os educadores devem utilizar diferentes pedagogias para atender estes diferentes estilos de aprendizagem e personalizar o ensino de acordo com as necessidades de cada estudante.
Na era dos nativos digitais, os alunos se sentem muito confortáveis com as novas tecnologias, tem muita facilidade de acesso à informação, estão acostumados a compartilhar e debater diversos assuntos na internet. Os estudantes de hoje desejam um ambiente de aprendizagem parecido com o mundo em que eles vivem, conectado, interativo, e por isso exigem cada vez mais da escola e dos ambientes que ela oferece.
O acesso as tecnologias de comunicação, celulares, tablets e notebooks foram disseminados para a maioria dos estudantes e já estão no seu cotidiano. A internet, as ferramentas online e os softwares são cada vez mais utilizados na educação. As novas tecnologias provêm ferramentas para lecionar. Uma pedagogia integrada usa as novas tecnologias como um componente fundamental.