Impacto da tecnologia em sala de aula
Non esse assumenda autem laborum qui ut non qui.
Educação

Tecnologia em sala de aula

A sala de aula mudou muito nos últimos dez anos. A maioria dos professores que atualmente leciona nas escolas do Brasil estudou em salas de aula com quadro negro (e o famoso pó  pó de giz que acompanha seu uso). A maioria das escolas não possuía sequer um computador por sala de aula e as visitas ao laboratório de informática da escola precisavam ser agendadas. A maioria do conteúdo era proveniente apenas dos livros didáticos e as calculadoras gráficas eram a tecnologia mais acessível daquela época. Era necessário utilizar CDs para transferir informações entre computadores e os disquetes também eram um meio popular de fazê-lo.

Na sala de aula de hoje, a tecnologia é muito mais presente, e muitas escolas já perceberam isso. A maioria dos alunos na sala de aula de hoje tem acesso direto a um algum dispositivo móvel como celular, tablet ou laptop. Muitos escolas e prefeituras já utilizam programas de um computador por aluno, o que garante que todos os alunos da escola tenham acesso a um laptop pessoal. Com programas como esse, os alunos estão agora conectados entre si e com o mundo através da tecnologia e podem acessar informações além do que qualquer um poderia ter imaginado.

A tecnologia promove a colaboração, enfatizando a comunicação e a interação entre estudantes dentro da sala de aula.

O aprendizado colaborativo vem substituindo o formato de palestra tradicional para a aprendizagem em sala de aula. Com a tecnologia atual se torna cada vez mais fácil obter informações e mais prevalente na sala de aula. A pesquisa mostrou que os alunos mantêm mais conhecimento quando usam múltiplas ferramentas e mudam atividades dentro da sala de aula, pois permite aos alunos usar mais de seus sentidos para perceber a informação. Usando a tecnologia os alunos são capazes de enviar informações uns aos outros e seus professores usando vários dispositivos e ferramentas; tablets, computadores e telefones inteligentes são usados ​​em atividades grupais, para enviar trabalhos e para se comunicar.

Posts relacionados

Inscreva-se e receba conteúdo relevante sobre educação.